quarta-feira, 4 de maio de 2011

.

À alguns anos atrás a minha mãe teve um cancro no colo do útero, foi um momento particularmente dificilmente para mim e para a minha familía, o medo de perder alguém tão próximo e importante como a minha mãe. Tinha cerca de catorze anos na altura e associava de imediato cancro a morte, claro que sabia que não era necessariamente assim que havia casos em que não tinha sido assim, em que as pessoas conseguiram lutar contra a doença e ficar completamente bem, mas quando acontece com os nossos é sempre diferente porque pela primeira vez enfrentamos realmente a situação. Na altura fiquei assustadissíma, chorei horas e horas só a pensar na probabilidade de que poderia perder a minha mãe, é uma sensação assustadora, só podemos descrevê-la quando realmente passamos por ela. Não há palavras de força nem de esperança que nos tirem aquele medo sempre iminente.



A minha mãe foi operada, teve de retirar útero, a operação felizmente correu bem. Foi complicado nos primeiros meses para ela, pois não é facil para uma mulher de quarenta anos ter de retirar o útero, deixar de ter mestruação, entrar na menopausa mais cedo, entre outras consequências desta operação, mas com o tempo, com muita força e com o apoio da familía ela superou isso tudo e actualmente está saudável e feliz.



Neste momento tenho uma grande amiga a passar pelo mesmo que passei, o medo de perder alguém bastante importante, o pai. Sei precisamente o que ela está a sentir, pensar e todos os se's que já colocou, dei-lhe o exemplo da minha mãe para tentar ajudar, mas sei que nestas alturas os exemplos de pouco servem, os vai correr bem não nos consolam, nem tiram o aperto que sentimos no coração. Não prometo que vá correr bem, espero que corra, mas promento que se não correr eu vou estar aqui para tudo !

Sem comentários:

Enviar um comentário